Brasil – A tarifa de energia elétrica permanecerá com a bandeira verde durante o mês de dezembro, indicando a ausência de cobrança de custos adicionais nas contas. Desde abril de 2022, a bandeira tem se mantido verde devido às condições favoráveis de geração, conforme divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última sexta-feira (24).
O diretor-geral Sandoval Feitosa destacou a importância dessa decisão, enfatizando que, desde abril de 2022, já são 20 meses consecutivos sem a cobrança de custos adicionais nas contas de energia. Ele ressaltou que essa notícia é positiva e indica condições favoráveis de geração em todo o país.
As projeções das bandeiras tarifárias são regularmente atualizadas pela Agência e são aplicáveis a todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), a rede de transmissão de energia elétrica que conecta as usinas aos consumidores.
Contas de água, luz e gás são maior parte de endividamento dos brasileiros
O pagamento de contas de água, luz e gás são a maior parte do endividamento mensal dos brasileiros, segundo a pesquisa Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2023, que pontuou que 53% afirmaram que gastam a maior parcela do orçamento mensal com estas contas.
Outro dado levantado é que 83% dos entrevistados informaram que já atrasaram o pagamento de outro tipo de conta, para garantir o fornecimento de água, luz ou gás.
Os dados apontam, ainda, que os atrasos longos no pagamento de dívidas também são comuns entre boa parte dos brasileiros: 74% dos devedores de contas básicas afirmam ter uma pendência atrasada há pelo menos um ano.
Produzido pela Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, o estudo identificou também que para a maioria (82%) das pessoas o valor dessas contas dentro do orçamento chega a até R$ 750 — mais da metade do salário mínimo, que está em R$ 1.320.
A pesquisa Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2023 ouviu 11.541 pessoas com mais de 18 anos de todas as regiões do país, sendo 52% homens e 48% mulheres.