Lula vai discutir combustíveis, meio ambiente e pobreza

Lula assina medida provisória para taxar fundos de super-ricos

Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou nessa quinta-feira para a capital indiana, Nova Déli, para participar da 18ª Cúpula do G20, que reúne as 19 maiores economias mundiais e a União Europeia. A comitiva deve desembarcar no final desta sexta-feira (8). Na reunião, que inicia neste sábado (9) e vai até domingo (10), o presidente vai discutir sobre combustíveis, meio ambiente e a pobreza mundial.

Essa reunião vai marcar a transição da presidência rotativa e o presidente brasileiro vai assumir, pela primeira vez, o posto a partir de 1º de dezembro. Ainda na realização da Cúpula vão ocorrer reuniões bilaterais e ministeriais.

Durante a semana, Lula deu detalhes sobre a temática que pretende abordar no país asiático e destacou que um dos acordos que quer realizar com a Índia é quanto à questão do combustível renovável e o combate contra a desigualdade social. A revelação foi feita na terça-feira (5), no programa semanal online “Conversa com o Presidente”.

“O Brasil tem muita conversa para fazer. Brasil e Índia vão discutir a questão do etanol como combustível alternativo, que é extremamente importante, e nós temos que discutir com os outros países uma luta contra a desigualdade”, anunciou Lula.

Programação

No sábado, Lula participa de duas sessões temáticas, sendo uma o painel “Um Planeta”, que vai tratar sobre o desenvolvimento sustentável, transição energética, mudanças climáticas, preservação ambiental e emissões de carbono.

Depois, Lula participará do painel “Uma Família”, que com temas sobre o crescimento inclusivo, progresso nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), educação, saúde e desenvolvimento liderado por mulheres.

Já no domingo (10), o presidente vai compor a terceira sessão da cúpula, intitulada “Um Futuro”, com temas sobre as transformações tecnológicas, a infraestrutura pública digital, reformas multilaterais e o futuro do trabalho e emprego.

Presidência

Na sequência da terceira reunião, haverá a cerimônia de transferência da presidência do G20. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, falará sobre a presidência da Índia este ano, numa espécie de balanço.

A presidência rotativa do Brasil no G20 vai até o fim de 2024, quando uma nova cúpula será realizada, no Brasil, no Rio de Janeiro. O encontro está previsto para ocorrer nos dias 18 e 19 de novembro do ano que vem.

Republicanos diz que segue fora do Governo Federal: ‘convite pessoal’

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *