Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou nesta segunda-feira (27), o Flávio Dino, para se tornar ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e o procurador Paulo Gustavo Gonet Branco para comandar a Procuradoria-Geral da República (PGR).
Os dois já estavam apontados como possíveis candidatos, e passaram a ser vistos como favoritos para as posições.
As indicações foram encaminhadas ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Em declaração, o ministro Alexandre de Moraes comenta as indicações: “O presidente Lula indicou dois grandes juristas e competentes homens públicos para o STF e para a PGR. Flávio Dino e Paulo Gonet são escolhas sérias e republicanas e, uma vez aprovados pelo Senado Federal, contribuirão para o fortalecimento de nosso Estado Democrático de Direito”.
O Dep. Zeca Dirceu, líder do PT na Câmara dos Deputados, também comentou: “Parabenizo o companheiro Flávio Dino por sua indicação à vaga de ministro do STF, e ao procurador Paulo Gonet para a PGR. Nossa bancada de 81 deputados está à disposição para continuar construindo diálogo e fortalecendo nossas instituições democráticas. Sucesso!”
Flávio Dino:
Flávio Dino foi juiz federal. Após deixar a magistratura, se elegeu deputado federal e foi governador do Maranhão. Em 2022, foi eleito senador pelo estado, mas está licenciado para ocupar o cargo de ministro do governo Lula.
Paulo Gonet:
Paulo Gustavo Gonet Branco tem 57 anos e é subprocurador-geral da República, sendo também o atual vice-procurador-geral Eleitoral. Tem 37 anos de carreira no Ministério Público.