Brasil – Desde que iniciou a sua terceira gestão, em 1º de janeiro deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem se projetando para colocar de volta o país novamente em evidência no cenário mundial, bem como o seu próprio nome.
O presidente já fez 19 viagens a outros países e fechou diversos acordos bilaterais com muitas nações. No entanto, nos últimos dias vem sendo ventilado que as ações de Lula podem estar voltadas a um interesse bem maior, que seria a possibilidade de ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz.
O advogado e cientista político, Helso Ribeiro disse que isso faz parte do jogo e que pelo fato de o Brasil está presidindo o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), as pautas serão relacionadas a temas e interesses mundiais, como no caso do conflito entre Israel e o grupo Hamas.
“Eu penso que qualquer presidente gostaria de ganhar o Prêmio Nobel da Paz. Isso aí para imagem de qualquer um no planeta Terra é excelente. É o tal negócio, o Brasil está presidindo o Conselho de Segurança e então nada mais justo do que direcionar pautas que sejam do interesse dele [Lula]. Daí direcionou essa pauta, só que houve um veto dos Estados Unido, as reivindicações e as lutas continuam”, destaca Ribeiro.
“A nossa imagem internacional estava muito queimada com o ex-presidente Bolsonaro. O Brasil era visto como um ‘patinho feio’ na questão ambiental, na última reunião que teve do G-20 nenhum líder mundial conversava, batia papo com o ex-presidente Bolsonaro, ele ficava isolado, Então, eu eu penso que a postura do presidente Lula é diferente”, pontuou.
Nobel da Paz
O Nobel da Paz é um dos cinco prêmios Nobel estabelecidos pela vontade do industrial, inventor e fabricante de armamentos sueco Alfred Nobel, junto com os prêmios de Química, Física, Fisiologia ou Medicina e Literatura. Ele deve ser concedido à pessoa que no ano anterior “fizer o melhor ou o melhor trabalho pela fraternidade entre as nações, pela abolição ou redução de exércitos permanentes e pela realização e promoção de congressos de paz”.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir