Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou, na manhã desta terça-feira (19), seu discurso na abertura da 78ª sessão da Assembleia Geral da ONU mencionou a possibilidade de os objetivos sustentáveis das Nações Unidas se tornarem o maior “fracasso” da organização na Agenda 2030. No entanto, Lula afirmou que mesmo assim continua mantendo sua confiança na humanidade de forma “inabalável”.
“A mais ampla e mais ambiciosa ação coletiva da ONU voltada para o desenvolvimento, a Agenda 2030, pode se transformar no seu maior fracasso. Estamos na metade do período de implementação e ainda distantes das metas definidas. A maioria dos objetivos de desenvolvimento sustentável caminha em ritmo lento. O imperativo moral e político de erradicar a pobreza e acabar com a fome parece estar anestesiado”, disse o presidente brasileiro.
O mandatário também disse em seu discurso que o Brasil está focado em implementar 17 objetivos voltados ao desenvolvimento sustentável e para a melhorias das desigualdades sociais.
“No Brasil, estamos comprometidos a implementar todos os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, de maneira integrada e indivisível. Queremos alcançar a igualdade racial na sociedade brasileira por meio de um décimo oitavo objetivo que adotaremos voluntariamente. Lançamos o plano Brasil sem Fome, que vai reunir uma série de iniciativas para reduzir a pobreza e a insegurança alimentar”, declarou Lula.
Lula discursa na Assembleia da ONU com foco na Amazônia e vaga em Conselho de Segurança