Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve passar pela terceira cirurgia no quadril até o final deste mês de setembro. A previsão é de que o presidente faça o procedimento no dia 29 e coloque uma prótese na tentativa de amenizar as fortes dores que Lula vem sentindo há mais de dois meses.
O procedimento está previsto para ser feito em Brasília, no Hospital Sírio Libanês, mas a equipe de São Paulo que acompanha Lula há anos também deve participar do procedimento, que não é simples, mas tem baixo índice de complicações.
A cirurgia consiste em substituir a cabeça do fêmur por uma cabeça protética feito um revestimento na região da bacia conhecida por acetábulo, que é onde ocorre o encaixe da cabeça do fêmur na bacia, com uma taça ou uma cúpula acetabular.
Antes da cirurgia, Lula ainda cumprirá uma extensa agenda de viagens internacionais, começando com o encontro do G20 na Índia, indo depois disso à Cuba, e finalizando na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos.
Irmã de ministro das Comunicações é alvo de operação da PF