Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), demitiu, nesta quarta-feira (25), a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, durante uma reunião realizada no Palácio do Planalto. Funcionária de carreira da Caixa desde 1989, Serrano estava no cargo desde que Lula assumiu, em janeiro de 2023.
Segundo a Secretaria de Comunicação (Secom), o presidente Lula “agradeceu pelo seu trabalho e dedicação no exercício do cargo”.
A expectativa para ocupar a vaga está em torno do nome de Carlos Vieira Fernandes, indicado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), que junto a demais líderes do “Centrão” vinham pressionando Lula pela emissão de Rita Serrano da instituição financeira.
Carlos Fernandes é funcionário de carreira da Caixa e já trabalhou com integrantes do PP em outros governos petistas.
Além da presidente, os cargos de vice-presidentes também terão modificações a pedido de Lira, que quer ratear esses cargos com os demais partidos de Centro.
Sobre a demissão de Serrano, o Palácio do Planalto se manifestou por meio de nota, e confirmou o economista e servidor da Caixa Carlos Vieira Fernandes, como novo presidente da Caixa.