Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou sua participação na 7ª Marcha das Margaridas, evento que deve reunir mais de 100 mil mulheres do campo, da floresta, das águas e cidades, a partir desta quarta-feira (16), em Brasília.
No Twitter, Lula disse que estará pronto para ouvir as demandas destas mulheres. “Hoje me encontro com a 7ª Marcha das Margaridas, em Brasília. É a maior ação de mulheres da América Latina. Estarei presente, ao lado de mulheres do campo, das florestas e das águas de todo o Brasil, para ouvir os movimentos sociais e reconstruirmos o Brasil”, escreveu Lula.
Entre as pautas da Marcha das Margarida, estão: a ampliação da participação das mulheres na política; combate à violência, racismo e sexismo; autonomia econômica; acesso à terra e educação; segurança alimentar; produção rural aliada à agroecologia e universalização da internet e inclusão digital.
Sobre a Marcha das Margaridas
Desde 2000, o nome da marcha é uma homenagem à Margarida Maria Alves, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba. Ela foi assassinada em 12 de agosto de 1983 em resposta a sua luta pelos direitos da categoria. Desde então, a liderança se tornou símbolo da resistência de milhares de homens e mulheres que buscam justiça e dignidade. Latifundiários da região são suspeitos do homicídio. Mas, até hoje, o crime segue sem solução e os mandantes não foram condenados.
Marcha das Margaridas é aberta em Brasília