Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou, nesta sexta-feira (1º), o resultado positivo do Produto Interno Bruto (PIB) do país, após avanços de 0,9% no segundo trimestre. O chefe do executivo, no entanto, cobrou os “economistas” e o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, para que o crescimento da economia seja acompanhado da distribuição de renda.
“Eu espero que alguns economistas brasileiros e o presidente do Banco Central estejam ouvindo. Eles precisam compreender que o dinheiro que existe neste país precisa circular na mão de muita gente”, declarou Lula em evento em Fortaleza (CE), nesta manhã.
Ele seguiu: “Não queremos concentração de riqueza. Queremos que mais pessoas tenham acesso ao crédito para fazer a roda da economia girar. A economia crescendo precisa ser distribuída”.
O presidente defendeu ainda que não basta que o povo brasileiro fique “assistindo TV que o PIB cresceu mas não distribuído”.
Lula está na capital cearense para participar de eventos em comemoração aos resultados dos programas de microcrédito do Banco do Nordeste (BNB). As solenidades ocorreram na sede da instituição e foram conduzidas pelo presidente do banco, Paulo Câmara.
O mandatário ainda citou a taxa de juros, duramente atacada pelo governo federal desde o início do mandato. O começo de agosto, o comitê de Política Monetária (Copom) d0 BC decidiu reduzir os juros básicos para 13,25% ao ano.
“Não pense que eu acho que o juro tá baixo, o juro ainda está alto. Porque 2,16% no mês é muita coisa, dá quase 30% ao ano. Eu acho que tem que baixar ainda, obviamente que nós não queremos quebrar o banco, porque se quebrar, além de ficar devendo, nós não temos o banco pra emprestar”, prosseguiu.
Avanço do PIB
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil voltou a surpreender positivamente e fechou o segundo trimestre de 2023 registrando um crescimento de 0,9%, na comparação com o trimestre anterior.
Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em relação ao mesmo período do ano passado, o PIB do país subiu 3,4%. No acumulado dos quatro trimestres terminados em junho, a alta foi de 3,2%. No semestre, o crescimento acumulado foi de 3,7%.
:
Lula anuncia que país voltará a investir na África