Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avaliou como positiva a reunião que teve com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, nessa quarta-feira (20) em Nova York, nos Estados Unidos, durante a Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).
Desde que assumiu à Presidência do Brasil, este foi o primeiro encontro presencial entre os chefes de Estado, após tentativas frustradas desde março deste ano, quando Lula e Zelensky conversaram por telefone., bem como na cúpula do G7, no Japão, em que o presidente brasileiro disse que o ucraniano não compareceu a uma reunião que estava prevista entre os dois na ocasião.
“Hoje me reuni em Nova York com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Tivemos uma boa conversa sobre a importância dos caminhos para construção da paz e de mantermos sempre o diálogo aberto entre nossos países”, escreveu Lula no Twitter.
Lula e Zelensky não deram declarações à imprensa após o encontro, o primeiro que tiveram. Apenas o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, comentou sobre a reunião pontuando que foi um momento de cooperação.
“Foi um encontro muito natural, muito aberto, de troca de informações, em um clima muito distendido e de cooperação”, disse. “Os presidentes instruíram também suas equipes, seus ministros do Exterior, a continuar em contato para desenvolver as relações bilaterais e discutir sobre possibilidades de paz”.
Deputado do PL registra ocorrência contra Flávio Dino por agressão, que nega