Brasil – Nesta terça-feira (31), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o decreto que aumenta o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que incide na venda de armas de fogo e munições.
A medida assinada pelo presidente incide sobre a comercialização de revólveres, pistolas, espingardas, armas de fogo carregáveis exclusivamente pela boca, carabinas de caça ou de tiro ao alvo, spray de pimenta e cartuchos. A taxa passa de 29,25% para 55%.
O governo federal pretende dificultar ainda mais o acesso da população às armas de fogo e munições. O acesso da população a essas armas eram defendidas pelo ex-presidente., Jair Bolsonaro.
De acordo com um relatório do Instituto Sou da Paz, o número de armas registradas em nomes de CACs saiu de 350 mil, em 2018, e chegou a 1 milhão, em julho de 2022.
Um homem e mais duas mulheres foram presos em flagrantes na tarde desta quarta-feira (23) com drogas, armas e uma quantidade de dinheiro no bairro Mauazinho, zona Leste de Manaus.
Segundo informações repassadas pela polícia, uma moto que foi apreendida com os suspeitos teria sido o ponto chave para ligação da tentativa de homicídio contra o médico Renato Moraes da Silva, de 35 anos. O médico estava em seu carro quando teve o veículo crivado de balas no Vieiralves. A vítima teria sido atingida com cerca de 13 tiros.
Os três suspeitos teriam sido presos em flagrantes por estarem com armas, drogas e uma quantidade de dinheiro. A polícia suspeita que o trio tenha envolvimento com a tentativa de homicídio contra o médico.
Mesmo preso, Roberto Jefferson compra armas e MP cobra providências