Jerusalém– O Exército de Israel anunciou, nesta sexta-feira (19), a suspensão de todos os comboios de ajuda humanitária que partem da Jordânia com destino à Faixa de Gaza. A medida, ordenada pelo Chefe do Estado-Maior, tenente-general Eyal Zamir, é uma resposta direta a um ataque terrorista ocorrido na última quinta-feira (18) no Posto de Passagem de Allenby, na fronteira que resultou na morte de dois soldados israelenses.
O ataque foi perpetrado por um motorista jordaniano que conduzia um caminhão de ajuda humanitária.
Identificado como Abdul Mutaleb al-Qaisi, de 57 anos, o homem chegou ao posto fronteiriço, desceu do veículo e abriu fogo contra as pessoas no local.

Quando sua arma emperrou, ele partiu para um ataque com faca, assassinando os dois militares israelenses antes de ser neutralizado e morto pelas forças de segurança.
Em comunicado, o alto comando militar israelense informou que o general Zamir aconselhou a cúpula política a suspender a entrada de ajuda humanitária proveniente da Jordânia até a conclusão da investigação do incidente e a implementação de procedimentos revisados de triagem para motoristas jordanianos.
Zamir afirmou que a suspensão vigorará até a conclusão da investigação e a implementação das lições aprendidas.
O Ministério das Relações Exteriores de Israel classificou o episódio como terrorismo e, em uma publicação na rede social X, atribuiu a violência à “vil incitação na Jordânia” e à “campanha de mentiras do Hamas”.
Em contrapartida, a Jordânia condenou veementemente o ataque, abriu sua própria investigação e destacou, em comunicado, que o incidente é uma ameaça aos interesses do reino e à sua capacidade de entregar ajuda humanitária à Faixa de Gaza.
Crise Humanitária se Agrava

No mesmo dia do anúncio, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) alertou que homens armados apreenderam quatro caminhões que transportavam Alimentos Terapêuticos Prontos para Uso (RUTF) do lado de fora de seu complexo na Cidade de Gaza.
“Ontem, indivíduos armados abordaram quatro caminhões… que estavam se preparando para transportar alimentos desesperadamente necessários para crianças desnutridas que sofrem com a fome”, anunciou a agência da ONU.
Segundo a UNICEF, mais de 2.000 crianças em Gaza sofrem de privação de nutrição vital, um número que tende a aumentar com a interrupção do fluxo de aid
O Posto de Allenby, também conhecido como Ponte Allenby, é a principal passagem internacional para os palestinos da Cisjordânia, sendo crucial para o comércio e o movimento de pessoas entre a Jordânia, Israel e os territórios palestinos.
Após o ataque, a Autoridade de Aeroportos de Israel, que opera o local, determinou o seu fechamento até segunda ordem. As outras duas passagens entre Israel e Jordânia também foram afetadas, com uma totalmente fechada.
O tenente-general Zamir também fez um alerta sobre o período de feriados que se aproxima, declarando:
“Estamos nos aproximando da temporada de feriados, um período em que devemos permanecer vigilantes e fortes na defesa em todas as frentes. Atuaremos onde for necessário para prevenir danos aos civis israelenses”. disse
Com informações da AFP*