Manaus (AM) – Os moradores da zona Centro Sul de Manaus tiveram um susto na manhã desta segunda-feira (9), quando um incêndio de grandes proporções consumiu uma extensa área de mata no bairro Parque 10.
O fogo iniciou por volta das 7h30, em uma região conhecida como “buracão”. O corpo de bombeiros foi acionado imediatamente e conteve as chamas.
Este incidente ocorre na sequência de um período conturbado para Manaus, que na semana passada já havia enfrentado problemas de qualidade do ar devido à fumaça proveniente das queimadas na região metropolitana.
Os dados do Programa Queimadas do INPE também indicam que, nas últimas 48 horas, o estado do Amazonas registrou cerca de 807 focos de incêndio.
Como resultados das queimadas, a capital do Amazonas ainda enfrenta uma drástica piora na qualidade do ar, com níveis excessivos de fumaça nas ruas. De acordo com estudos do World Air Quality Index, a qualidade do ar em Manaus foi classificada como uma das três piores do mundo, registrando um Índice de Qualidade do Ar (IQA) alarmante de 575.
Veja mais:
Um novo foco de incêndio foi detectado em uma área de mata na tarde desta quarta-feira (4), na avenida Theomário Pinto, no Dom Pedro, próximo a praça Umberto Caldero Filho, mais conhecida como Bola das Letras, zona Centro-Oeste de Manaus.
Em vídeo encaminhado ao portal, é possível ver que as chamas na área de mata são intensas e quase alcançam a fiação elétrica da via. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foram disponibilizadas para conter o incêndio e já fazem o rescaldo da área.
Na noite dessa terça-feira, outro foco foi controlado pelos bombeiros também próximo à bola das letras.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)