Brasil – O governo do Rio Grande do Sul anunciou nesta segunda-feira (20) o primeiro óbito causado por leptospirose no estado. Eldo Gross, um idoso de 67 anos, teve sua residência inundada na cidade de Travesseiro, localizada no Vale do Taquari e morreu na última na sexta-feira (17).
Outras três pessoas estão tratando a leptospirose na cidade, todas sem complicações graves. A doença é causada por uma bactéria encontrada na urina de animais infectados e pode ser contraída através de feridas na pele e contato prolongado com água de enchentes.
Para prevenir a doença, a Secretaria Estadual da Saúde recomenda o uso de luvas e botas durante a limpeza, além do uso preventivo de antibióticos para quem teve contato com a água da inundação.
Em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, um abrigo está hospedando 3,5 mil pessoas em três pavilhões. De acordo com os médicos, muitos dos abrigados já chegam com problemas de saúde possivelmente causados pelas enchentes. Devido à alta demanda, foi montado um pronto atendimento funcionando 24 horas por dia. O enterro do idoso ocorreu no sábado (18).