Manaus (AM) – A Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante, nessa quarta-feira (11) dois homens por envolvimento em queimada ilegal em região próxima a capital amazonense. As queimadas, inclusive, tem tem deixado o ar respirado insalubre tanto nos municípios onde estão elas estão sendo feitas quanto na cidade de Manaus.
Segundo a PF, os presos assumiram que já praticaram o mesmo crime anteriormente e foram capturados com motosserras, galões de gasolina e fósforos.
Após a prisão, os dois homens foram encaminhados para a Superintendência Regional da PF e, em seguida, para audiência de custódia, onde permanecerão à disposição da Justiça.
Queimadas ilegal
A Polícia Federal vem investigando as causas das queimadas que vem ocorrendo recentemente na Região Metropolitana de Manaus (RMM), com equipes policiais que realizam o monitoramento da região através de sistemas de geoprocessamento a fim de encontrar a prática de crimes ambientais no Estado, que já enfrenta um ´período de estiagem severo neste ano.
Crime ambiental
A prática de queimada nas áreas urbanas é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998 (artigo 54) e pode levar a quatro anos de reclusão.
Nessa quarta-feira (10), a deputada Joana Darc também fez uma denúncia na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a partir de documentos, que parte dessas queimadas são criminosas.
A população também pode denunciar os focos de queimadas por meio do disque-denúncia 181, do 190 ou diretamente nos canais de comunicação do Batalhão Ambiental (BPAmb), nos telefones 98842-1547/ 98842-1553 e no e-mail: batalhaopmambiental_am@hotmail.com.
Aleam repercute queimadas e péssima qualidade do ar no Amazonas