Haddad diz que prioridade nome de Lula é prioridade no PT

Lula e Haddad

Brasil – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que estava sendo cotado para à Presidência da República em 2026, disse que o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é um consenso dentro do Partido dos Trabalhadores para disputar à reeleição. Haddad também fez um alerta de que o partido precisa se preparar para essa transição, porque o problema “vai se colocar” na eleição seguinte.

“Acredito que existe consenso dentro do PT e da base aliada sobre a candidatura do presidente Lula em 2026. Na minha opinião, é uma coisa que está bem pacificada. Não se discute”, afirmou o ministro em entrevista ao jornal O Globo, publicada nesta terça-feira (2).

O petista acredita na reeleição do atual presidente, mas fez ressalva para o futuro, haja vista, que Lula vai estar com 80 anos em 2026 e em 2030, com 84.

“O Lula foi três vezes presidente. Provavelmente, será uma quarta”, completou, com uma ressalva: “Ao mesmo tempo que é um trunfo ter uma figura política dessa estatura por 50 anos à disposição do PT, também é um desafio muito grande pensar o day after. Eu não participo das reuniões internas sobre isso. Mas, excluído 2026, o fato é que a questão vai se colocar. E penso que deveria haver uma certa preocupação com isso.”

Haddad participou do pleito de 2018, quando Lula estava preso naquele pleito. Indagado se pensa em ser o sucessor do atual chefe do Executivo, o ministro negou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *