Brasil – O Guaíba, no Rio Grande do Sul, apresenta, neste domingo (19), o menor nível desde o começo da inundação, que teve pico em 5 de maio. Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), às 16h15, a altura da água era de 4,3o metros.
Em 5 de maio, ocorreu a notificação do maior nível alcançado, a 5,35 metros. Nesse sábado (18), a quantidade de água havia caído para 4,53 metros, ou seja, o escoamento foi de cerca de 20 centímetros em 24h.
Segundo o jornal GZH, três comportas foram abertas no domingo para ajudar a drenar o Guaíba.
A previsão é de o rio seguir acima da chamada cota de inundação, considerada de 3 metros, até o fim do mês, pelo menos, conforme o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Além da diminuição do Guaíba, o governo do Rio Grande do Sul anunciou liberação da rota para o município de Santa Maria, pela RSC-287.
Há ainda trabalho para normalizar o trânsito dos seguintes quilômetros: 60, 137, 167 e 226.
Guaíba alcança 5,22 Metros e prefeitura de Porto Alegre ergue barricadas
Nesta terça-feira (14), em Porto Alegre (RS), o nível do Guaíba voltou a aumentar. Segundo o boletim mais recente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), as águas atingiram a marca de 5,22 metros.
Segundo projeção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), divulgada no domingo (12), o nível do Guaíba pode superar o pico de 5,33 metros, registrado em 5 de maio, entre terça e quarta-feira (15).
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alertou, nesta terça-feira, que o lago e o Rio Gravataí podem ultrapassar os níveis da cheia da semana passada, devido às intensas chuvas que têm afetado a região.
Veja matéria completa no link abaixo