Google coloca IA e novos recursos na Play Store

Google coloca IA e novos recursos na Play Store

O Google anunciou hoje (23) uma grande reformulação na Play Store. A mudança visa utilizar a inteligência artificial para tornar a experiência dos usuários mais engajadora e personalizada.

As novidades incluem um novo design na aba de aplicativos, a integração do Gemini nas buscas, melhorias na seção de jogos e uma nova área inicial customizada. O objetivo é transformar a Play Store em um hub central onde os usuários possam descobrir e interagir com conteúdos e apps alinhados aos seus interesses.

IA nas buscas

Uma das principais novidades é a função Busca Guiada. Com a ajuda do Gemini, é possível encontrar apps ou jogos digitando uma ideia em vez do nome exato do aplicativo. Ao procurar por “encontrar uma casa”, a loja recomendará aplicativos de imobiliárias, por exemplo.

google-play-store-gemini-1.webp
Play Store ajudando a vida de quem busca mudar de residência (Imagem: Google)

O Gemini também foi integrado ao Play Games Sidekick, um assistente em tempo real para jogos mobile. Ele utiliza o modelo de áudio do Gemini para dar dicas e sugestões, eliminando a necessidade de pausar o jogo para buscar tutoriais.

Uma Play Store mais personalizada

Para tornar a experiência mais pessoal, o Google está lançando uma nova aba chamada “Para Você”. Ela funcionará como um hub central para gerenciar assinaturas, recompensas, recomendações e estatísticas. Além disso, a aba oferecerá sugestões de filmes, séries, podcasts e e-books.

google-play-store-gemini-2.webp
Um novo perfil para fortalecer ainda mais as comunidades mobile (Imagem: Google)

Para os gamers, essa seção abrigará um perfil de jogador renovado, que organiza estatísticas e conquistas. Será possível até mesmo criar avatares personalizados com o auxílio de IA generativa.

Curadoria e comunidade

A aba de aplicativos foi redesenhada para incluir espaços de curadoria de conteúdo, dedicados a temas sazonais ou a interesses específicos de cada usuário. Esses espaços poderão reunir conteúdos de diversos aplicativos. A ideia é expandir globalmente uma experiência que já estava em fase de testes na Índia e no Japão.

Quer ficar por dentro das novidades do mundo da tecnologia? Continue acompanhando o TecMundo e não perca nenhuma atualização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *