Forças Armadas combatem crimes na fronteira com Bolívia e Paraguai

Forças Armadas combatem crimes na fronteira com Bolívia e Paraguai

Agência Brasil – O Ministério da Defesa iniciou nesta quarta-feira (20) a Operação Ágata Oeste 2023, para aumentar a segurança na região de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul que faz fronteira com Bolívia e Paraguai, marcada pelo tráfico de drogas, roubo de cargas e veículos.  

Uma das medidas é a ativação do Comando Conjunto Ágata Oeste, que tem a participação de 1.300 militares e de órgãos de segurança pública, ambiental e de fiscalização.

“A expectativa com a Ágata Oeste é inibir a prática de ilícitos transfronteiriços e ambientais no período da operação, ocasionando, naturalmente, um aumento da segurança e melhorando a nossa consciência situacional e dos demais órgãos envolvidos”, informou o comandante da operação e contra-almirante, Iunis Távora Said, em nota do ministério.

Em 2022, cerca de 32 toneladas de drogas, como maconha, cocaína, pasta base de cocaína e crack, foram apreendidas nas cidades fronteiriças, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso.

A operação conta ainda com apoio de oito aeronaves e dez viaturas. As Forças Armadas irão promover ações sociais, como atendimento médico e doação de roupa para comunidade local.

A influencer Vitória Guarizo Demito, de 25 anos, presa desde o dia 25 de julho, acusada de torturar um homem para roubar R$ 41 mil, foi solta. A Justiça de São Paulo concedeu habeas corpus e mandou libertá-la nesta segunda-feira (4). Ela também responde por tráfico de drogas. A modelo alega inocência nos dois crimes.

O desembargador Pinheiro Franco, da 5ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), relator do julgamento do habeas corpus, considerou que Vitória é primária e que a quantidade de drogas apreendida no seu apartamento “não foi elevada”.

O TJSP determinou que Vitória terá que ficar recolhida em casa no período noturno, das 21h às 6h, e comparecer em juízo a cada 30 dias. Ela também está proibida de sair da cidade sem autorização judicial.

Justiça solta influencer que foi acusada de tortura e crimes sexuais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *