Mundo – Um jovem identificado como Noah Tomkinson, de 19 anos, registrou um vídeo da família na cidade de Lahaina, no Havaí, se protegendo no mar durante o incêndio.
A família conseguiu escapar após passarem cinco horas no mar, enquanto o fogo consumia a cidade. No vídeo, o garoto mostra que outras pessoas também estavam na água.
A família estaria em casa quando viu as chamas se aproximando, eles ainda chegaram a tentar deixar a cidade de carro, mas não conseguiram e acabaram entrando na água.
O governador do Havaí, Josh Green, informou na última quarta-feira (16) que o número de mortos nos incêndios florestais que atingiram o arquipélago norte-americano subiu para mais de 100.
Em Maui, segunda maior ilha do Havaí, incêndios florestais deixaram pelo menos 36 mortos nessa quarta-feira (9). Nos últimos dias, uma série de queimadas ocorreram no arquipélago.
Confira:
No momento, equipes de combatentes estão no local para apagar as chamas. De acordo com relatos, pessoas chegaram a pular no mar para fugir dos incêndios. As mortes ocorreram na cidade de Lahaina, condado de Mauai.
O incêndio se espalhou rapidamente por conta de fortes ventos do furacão Dora, que passou pelo sul da ilha. O incêndio durou a noite inteira e, além dos mortos, deixou dezenas de feridos. Conforme as autoridades locais, 271 estruturas foram danificadas ou destruídas pelo fogo.
A governadora do Havaí, Sylvia Luke, decretou estado de emergência. Escolas e estradas estão fechadas devido às chamas, apenas funcionários de serviços de emergência podem circular na região.