Brasil – O ex-craque da Seleção Masculina de Futebol, Ronaldinho Gaúcho é esperado para depor nesta terça-feira (22), a partir das 14h, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara dos Deputados, que investiga um suposto esquema de “pirâmides” realizado por meio das criptomoedas. Além de Ronaldinho, outras celebridades também foram chamados a depor na comissão, como atores Cauã Reymond e Tatá Werneck.
O ex-craque foi convocado para explicar a participação na empresa investigada de cometer o suposto crime de “pirâmide financeira” por conta das promessas de altos e rápidos retornos lucrativos, segundo a justificativa do requerimento aprovado pelo colegiado.
A defesa do ex-craque acionou na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) para que ele não seja obrigado a depor, porém, o pedido foi indeferido pelo ministro Edson Fachin. Mas, Fachin garantiu que Ronaldinho Gaúcho fique em em silêncio quando for questionado em algo que possa incriminá-lo.
Na decisão, Fachin o magistrado avaliou que a CPI cumpre sua atuação de investigar, seguindo a Constituição, e que, por isso, a presença dele é necessária.
“Havendo dúvida sobre essa condição, deve-se privilegiar a presunção de constitucionalidade da atuação congressual, razão pela qual, ao menos por ora, não é possível acolher o pedido para garantir ao paciente o direito de não comparecimento”, defendeu Fachin na decisão.
Veja vídeo de bastidores de Delgatti antes de encontro com Bolsonaro