‘Eu não posso mais negar que sou político’, diz Rodrigo de Sá

Rodrigo de Sá - Resenha Política

Manaus – Em um bate-papo sobre política, cenários, eleições 2024 e gestão, o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Rodrigo de Sá, esteve no programa Resenha Política, do Portal Tucumã, que contou com a participação especial da advogada e especialista em Direito Eleitoral, Denise Coelho.

Rodrigo de Sá é delegado de Polícia Civil do Amazonas, está à frente também do Partido Progressistas (PP) e contou como foi sua chegada na vida político-partidária no ano passado, quando concorreu a deputado federal pelo PL obtendo mais de 11 mil votos em todo o Amazonas.

“A política sempre faz parte das nossas vidas e isso ficou muito claro pra mim, especialmente nessa disputa, a minha primeira eleitoral, mas eu não me enxergava como um político até então, eu sempre trilhei um caminho doponto de vista técnico, fui concursado, atuei no Ministério Público, depois ingressei na polícia Civil e em 2019, o governador Wilson Lima me convidou pra presidir a instituição”, comentou ele afirmando que se filiou ao “apagar das luzes para concorrer a deputado federal na legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Hoje, eu não posso mais negar esse atributo de político, me considero um político muito embora tenha iniciado minha carreira como gestor técnico, mas hoje eu não posso negar, naturalmente presido um partido político da grandeza do PP”, ressaltou.

Ainda durante o bate-papo, Rodrigo de Sá falou sobre a remodelagem da legenda que preside desde março deste ano, o PP, pois no ano passado não formou chapa para concorrer e agora Sá disse que trabalha para botar o “PP na aveida”, ou melhor no game político das eleições municipais nos 62 municípios do Amazonas.

Eleições 2024

Questionado se deve participar como candidato nas eleições de 2024, ele não quis dar “spoiller” e disse que sua missão é tornar o PP em um “ambiente fértil e competitivo” para 2024, politicamente falando. “O resto a gente deixa aí, o futuro a Deus pertence”.

“Meu objetivo hoje, isso muito claramente alinhado com o nosso governador Wilson Lima, é organizar o partido. A missão de presidir um aprtido ela vai muito além de te dar notabilidade de concorrer a qualquer cargo que seja, essa é a minha visão, muito embora muita gente pegue um partido para “chamar de seu” e começa a projetar o nome e encabeçar uma candidatura. A minha missão é essa, organizar o partido”, disse Sá falando sobre a honra e méritos dos gestores anteriores em ter tornado uma sigla partidária grandiosa no Amazonas”.

O PP é um dos maiores partidos em termos de congressistas, ficando como o quarto com o maior de parlamentares eleitos, tem um bom fundo partidário e tempo de TV, o que o torna de certa forma uma “vitrine” para quem busca por uma candidatura.

“A gente precisa resgatar essa grandeza que o PP tem nacionalmente, também aqui no Estado do Amazonas. Tornar o PP um ambiente fértil e competitivo para dar condições de segurança partidária para que nomes de peso ou quem quer que seja ou que queira ingressar na política possa competir em condição de igualdade com outros partidos”, ressaltou.

A advogada destacou durante a conversa sobre a desativação dos diretórios do PP no Amazonas e questionou Sá sobre como o PP vai reorganizar os diretórios municipais desativados. Dá disse que já planeja a organização do “zero”. “Política é planejamento”.

Mulheres na política

A participação feminina também é outro ponto que Rodrigo de Sá vem priorizando nessa reordenação do PP. “A gente vem tratando disso há duas semanas. A gente tem feito um trabalho realmente de garimpar mulheres e nós temos, evidentemente, muitas mulheres com plena capacidade e totais condições de entrarem na política e fazer um excelente trabalho, a gente precisa disso, né, mulheres inteligentes, com trabalhos sociais, com algo já para apresentar e que muitas vezes falta coragem para entrar na política, porque tem esse receio desse ambiente”, destacou.

Follow e Unfollow

Durante a entrevista, Sá avaliou personalidades políticas locais e nacionais quanto à questão de seguir nas redes sociais e em suas ideologias.

As personalidades as quais Rodrigo de Sá segue nas redes sociais e nas ideologias foram: o governador do Estado Wilson Lima (União Brasil), o prefeito de Manaus David Almeida, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Caio André, o ex-diretor presidente do Detran, Leonel Feitoza e o ex-presidente Bolsonaro, ponderando que nem sempre concorda com todos os pensamentos do ex-mandatário da nação.

Com louvor

Wilson Lima recebeu um super follow de Rodrigo de Sá, que disse ao ver a imagem: “Follow com louvor, pode ser?! Bota aí as estrelinhas. Ele é incansável”.

A única personalidade que Rodrigo disse não curtir as ideologias foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas o segue nas redes por defender que todo político deve seguir os demais.

Polarização

Rodrigo de Sá também falou da polarização entre direitistas e esquerdistas no Amazonas, onde foi provado que a capital Manaus é bolsonarista e as cidades do interior são lulistas. Ele disse que não defende extremismo e por isso é de centro-direita. “O cenário político do estado nos impõe uma visão mais equilibrada. Eu tenho que ir lá com políticas públicas independentemente de ideologias”, disse Sá frisando que não dar para impor ideologias na cabeça das pessoas, principalmente no interior do Amazonas..

Gestão no Detran

Desde 2019 gerindo uma das principais pastas do estado, a do trânsito, Rodrigo de Sá disse que os legados da sua gestão e que ficarão para às próximas é o projeto Detran Cidadão, com a CNH Social, Motociclista Legal e CNH na Escola em todo o estado, é lei e vai ser perene a todas às gestões, o Detran Cidadão no Interior e o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores da autarquia. Além da inauguração, brevemente, da Escola Pública de Trânsito.

Quizz da política

Ao término da entrevista, Sá também participou de um quizz sobre particularidades do dia a dia e preferências musicais, comidas e outras coisas mis. Confira:

Carpê Andrade diz que ao ingressar na política ‘abriu mão do conforto e da paz’



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *