Finalizando a temporada de eclipses em 2023, neste sábado (28), ocorreu o eclipse lunar parcial. O fenômeno marcou o início da fase cheia lunar em outubro também conhecida, como a Lua do Caçador.
O eclipse lunar acontece quando a Terra, Lua e o Sol se alinham no espaço e dessa forma, a sombra do nosso planeta é projetada na superfície lunar. Quanto a sombra é clara e recebe luminosidade do Sol, ela é chamada de penumbra, já quando a sombra é escura e sem luminosidade solar temos a umbra.
Representação gráfica do Eclipse Lunar
O eclipse deste sábado é chamado de parcial, pois apenas 6% de sua superfície da Lua ficou coberta pela umbra. O que gerou a sensação de que o nosso satélite natural foi levemente ‘mordido’.
Apesar de não ser tão expressivo como um eclipse lunar total, ou como foi o belo ‘anel de fogo’ que tivemos no céu no início do mês, o evento deste sábado também chamou a atenção dos entusiastas da astronomia em diversos lugares do mundo. Veja as fotos abaixo!
A Lua do Caçador eclipsada
O eclipse foi totalmente visível do Leste das Américas, Europa, África, Ásia, Austrália, Ártico e a Antártica e em algumas litorâneas do Brasil. Mas caso o tempo da sua cidade não tenha colaborado para você assistir ao tímido espetáculo celeste, o site Time and Date realizou a transmissão ao vivo do evento em seu canal do YouTube.
https://www.youtube.com/watch?v=YHKrphbKS0
Próximos Eclipses
E já que a temporada de eclipses acabou por esse ano, que tal já anotar na agenda as datas para 2024?
25/03 – Eclipse Lunar: poderá ser observado em toda América do Sul e América do Norte, e em parte da Europa, leste da Ásia, oeste da África e leste da Austrália;
08/04 – Eclipse Solar: visível apenas no Oeste da Europa e em quase toda América do Norte;
17/09 – Eclipse Lunar: visível em toda a Europa, África e América do Sul e em parte do oeste da Ásia.
02/10 – Eclipse Solar: visível no sul da América do Norte e em grande parte da América do Sul.
Gostou do conteúdo? Fique por dentro de mais curiosidades sobre eventos astronômicos aqui no TecMundo. Se desejar aproveite para saber também o porquê a Lua está se afastando de Terra.