Manaus (AM) – A interdição total da ponte sobre o Rio Curuçá, no quilômetro 23,10 da BR-319, que liga o Amazonas ao restante do país, foi suspensa nesta segunda-feira (30). A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) ao Portal Tucumã.
A interdição havia sido divulgada pela PRF nesse domingo (29), com previsão de bloqueio total da travessia das 8h às 10h desta segunda e terça-feira (1º). Segundo a PRF, a interdição será reprogramada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e um novo aviso será emitido para os usuários da rodovia.
Segundo DNIT, a interdição acontecerá em virtude da realização de serviços de obras na ponte sobre o Rio Curuçá. Nesse período, não será permitida a passagem de veículos nem de pedestres no local.
Antes de anunciar a suspensão da interdição, o DNIT recomendou que os motoristas e pedestres programassem os deslocamentos com antecedência e buscassem rotas alternativas, caso disponíveis.
Interdições frequentes
No dia 6 deste mês, parte do trecho da BR-319, no quilômetro 24, voltou a ceder, interrompendo o acesso às balsas nas proximidades do Rio Curuçá, no município de Careiro da Várzea, a cerca de 25 quilômetros de Manaus. O local já havia sido interditado anteriormente após o rompimento de uma barragem ocorrido no dia 31 de maio. Apesar de reparos emergenciais terem sido realizados para liberar o tráfego, a força da correnteza do rio comprometeu novamente a estrutura da pista.
Com o novo desmoronamento, o tráfego precisou ser suspenso na área, afetando diretamente a travessia de veículos e o deslocamento de moradores e transportadores que dependem da BR-319 para chegar a Manaus ou seguir viagem ao interior.