Manaus (AM) – A partir desta terça-feira (1º), crianças de 12 meses passam a receber uma vacina mais eficiente contra a meningite no Sistema Único de Saúde (SUS): a vacina ACWY. Antes, o reforço aplicado nessa faixa etária era da vacina meningocócica C, que protegia apenas contra o sorogrupo C da bactéria causadora da doença.
Agora, com a mudança anunciada pelo Ministério da Saúde, o reforço será feito com a vacina meningocócica ACWY, que amplia a proteção para quatro sorogrupos: A, C, W e Y. Segundo especialistas, a vacina ACWY é considerada mais completa por cobrir outros tipos de meningite que também podem ser graves e causar surtos. Ao Portal tucumã, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que já vem imunizando crianças com a vacina ACWY há um ano de forma regular em suas unidades.
Até então, a vacina ACWY era aplicada na rede pública apenas em adolescentes de 11 a 14 anos, como dose única ou reforço. Com a atualização, crianças que ainda não receberam o reforço aos 12 meses poderão tomar a nova vacina. Já aquelas que completaram o esquema com a meningocócica C não precisam se vacinar novamente neste momento.
Casos de meningite no Brasil
Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2025, o Brasil já registrou mais de 4,4 mil casos de meningite, sendo 1.731 do tipo bacteriana, que costuma ter maior gravidade. Outras vacinas disponíveis no SUS, como a BCG e as pneumocócicas, também ajudam a proteger contra formas graves da doença.
No Amazonas
Em 2024, o Amazonas registrou um total de 76 casos de meningite, dos quais 15 evoluíram para óbito, resultando em uma letalidade geral de 19,7%. Entre os tipos, as meningites bacterianas foram as mais frequentes, com 42 casos e 11 mortes, apresentando uma alta taxa de letalidade de 26,2%. Os dados são Departamento do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde (SUS).
O estado também notificou dois casos de meningite viral, ambos sem óbitos, além de 13 casos de meningite por outra etiologia (letalidade de 15,4%) e 19 casos não especificados, que tiveram duas mortes (letalidade de 10,5%). Esses dados reforçam a importância da vacinação e do diagnóstico precoce para reduzir os impactos da doença na região.
A meningite é uma inflamação das meninges, as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, e pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou ter origem não infecciosa. A aplicação da vacina ACWY em crianças busca reduzir o risco de complicações e óbitos associados à doença.