Amazonas – Mais um novo golpe está sendo aplicado no Amazonas. Criminosos, disfarçados de advogados, estão prometendo às vítimas que há créditos a receber por meio de ações trabalhistas. O aviso vem do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região – Amazonas e Roraima.
Segundo o TRT-11, os criminosos entram em contato com as vítimas, convencendo para realizar depósitos e, posteriormente, liberar uma suposta certidão, dando acesso à liberação do valor.
O órgão comunicou que esse golpe está sendo comum em várias regiões do país. Em meio aos casos, a Justiça do trabalho da 11ª Região deu as seguintes orientações:
- Não existe cobrança prévia de qualquer valor pela Justiça do Trabalho para a liberação de quantias referentes a processos;
- O TRT-11 orienta ainda as pessoas que estão com processo na Justiça do Trabalho a procurar sempre os canais oficiais e seguros de contato com seus advogados e contactar a Vara do Trabalho onde o processo está tramitando para obter informações.
Moradores da Reserva de Desenvolvimento do Rio Negro (RDS), que compreendem os municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão, estiveram reunidos na frente da Justiça Federal, nesta quarta-feira (25), para participarem de uma audiência pública sobre a regularização fundiária de suas terras. No entanto, ao chegarem ao prédio foram avisados que a audiência havia sido suspensa e não havia a motivação do cancelamento.
Os moradores não foram avisados com antecedência do cancelamento e se deslocaram até a capital Manaus, em busca da resolução do caso.
A vereadora de Manacapuru, Linda Leite, que estava junto da comitiva, disse que são quase mil famílias aguardando pela regularização e ao chegarem em Manaus foram informados do cancelamento da audiência, mas sem saber os motivos.