Brasil – O presidente do Partido Liberal (PL) Valdemar Costa Neto disse durante entrevista na tarde desta quarta-feira (30) que o ex-presidente Jair Bolsonaro vai recorrer da decisão que o tornou inelegível no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no exterior.
À CNN, Costa Neto informou que o advogado da legenda, Marcelo Bessa, prepara ação para ingressar internacionalmente contra a decisão. Valdemar ainda disse que vão estar reunidos nesta quinta-feira (31) e que provavelmente a ação será encaminhada à Organização dos Estados Americanos (OEA), mas que a reunião com o advogado é que vai definir o encaminhamento da ação.
“Estamos no barco com Bolsonaro e não vamos sair”, disse o presidente do PL. “Não tenha dúvida que vamos tentar reverter essa decisão”, comentou ele.
A defesa do ex-presidente já entrou com um recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para recorrer da decisão da Corte. Segundo o presidente do PL, a legenda também vai levar a tentativa para o Supremo Tribunal Federal (STF) caso seja necessário.
“Quando for publicada no TSE a decisão, ele [o advogado do PL] vai entrar no STF para discutir isso. As coisas, daqui a dois ou três anos, podem mudar muito”, disse.
Inelegibilidade
Bolsonaro se tornou inelegível no final de junho, após o TSE decidir com 5 votos favoráveis contra 2. Ele ficará sem poder disputar cargos eletivos por oito anos.
Bolsonaro vai depor na PF sobre caso das joias