Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the fast-indexing-api domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u160179969/domains/portalamazones.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Corpo do escritor Luis Fernando Verissimo é velado no RS | Portal Amazonês | Notícias e Informações
Portal Amazonês | Notícias e Informações

Corpo do escritor Luis Fernando Verissimo é velado no RS

Porto Alegre (RS) – O corpo do escritor, cronista e humorista Luis Fernando Verissimo foi velado neste sábado (30) no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALE-RS), em Porto Alegre. A despedida do grande nome da literatura brasileira, que faleceu aos 88 anos, reúne familiares, amigos, autoridades e uma multidão de admiradores, que começaram a chegar ao local por volta das 11h30 para prestar a última homenagem.

A cerimônia aberta ao público segue até até as 16h45 (horário local), permitindo que fãs de todas as idades se despedissem do autor que marcou gerações com sua inteligência afiada e seu humor único.

(Foto: Divulgação)

Após o velório público, uma cerimônia restrita para amigos e familiares será realizada. O sepultamento do corpo ocorre ainda no final da tarde de hoje.

Verissimo não resistiu a complicações de uma pneumonia. Ele estava internado no Hospital Moinhos de Vento desde o dia 11 de agosto. De acordo com nota médica, o óbito foi registrado às 00h40.

Além do quadro infeccioso, o escritor lidava com limitações motoras e de comunicação decorrentes de uma série de problemas de saúde, incluindo a doença de Parkinson, um câncer ósseo tratado em 2020 e um Acidente Vascular Cerebral (AVC) sofrido em 2021, que o levou a parar de escrever. Ele usava um marca-passo desde 2016.

(Foto: Divulgação)

Legado e Homenagens

A morte de Verissimo causou comoção nacional e uma imediada onda de homenagens. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, decretou luto oficial de três dias no estado.

Em nota, Leite afirmou: “O Rio Grande do Sul e o Brasil perdem um dos grandes nomes da literatura nacional, cuja obra marcou gerações de leitores com sacadas inteligentes e um humor peculiar para falar dos nossos desafios como brasileiros. Autor de crônicas inesquecíveis e criador de personagens que se tornaram parte do imaginário brasileiro, Verissimo deixa um legado que permanecerá vivo em suas palavras, sempre atuais e cheias de sensibilidade e humor”.

O escritor deixa a esposa, Lúcia Veríssimo, três filhos – Fernanda, Mariana e Pedro – e dois netos.

Sua obra, que inclui clássicos como “O Analista de Bagé“, “As Mentiras que os Homens Contam” e “O Mundo é Bárbaro“, além de suas incontáveis crônicas em jornais, solidificou-o como um observador ímpar da sociedade brasileira, capaz de traduzir com graça e profundidade os dilemas cotidianos do país.

Com informações da Agência Brasil*

Sair da versão mobile