Manaus (AM) – Com a antecipação do Bolsa Família, filas quilométricas foram registradas em lotéricas de Manaus nesta quinta-feira (19). O adiantamento contempla 599 mil famílias de 55 municípios afetados pela estiagem deste ano, no total R$ 440,5 milhões.
Os beneficiários podem receber o pagamento sem depender do Número de Identificação Social (NIS) com a antecipação. Com a queda do sistema, muitos beneficiários reclamaram que estão tentando sacar o dinheiro desde o dia anterior.
A Caixa Econômica Federal disse em nota que está realizando o pagamento do Bolsa Família em 55 municípios do Amazonas e informa que a disponibilização de numerários nas casas lotéricas é realizada com base no histórico de movimentação das unidades.
Municípios beneficiados
Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Caapiranga, Carauari, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Eirunepé, Envira, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Iranduba, Itacoatiara, Itamarati, Itapiranga, Japurá e Juruá.
Também foram contemplados Jutaí, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Manicoré, Maraã, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Pauini, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Iça, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tapauá, Tefé, Tonantins, Uarini, Urucará e Urucurituba são as cidades beneficiadas.
Os beneficiários do Bolsa Família, dos 55 municípios afetados pela seca histórica do Amazonas, irão receber nesta quarta-feira (18), o pagamento referente ao mês de outubro. A ajuda vem em uma boa hora, onde quase todos os municípios estão em situação de emergência.
Seca histórica: Beneficiários do Bolsa Família atingidos pela seca recebem ajuda do Governo Federal; confira o vídeo