COINCIDÊNCIA? ChatGPT também fora do ar nesta quarta-feira

COINCIDÊNCIA? ChatGPT também fora do ar nesta quarta-feira

Tecnologia – Na noite desta quarta-feira (11/12), o ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial amplamente utilizada, ficou fora do ar, gerando um grande volume de reclamações e preocupações. O site Downdetector registrou um pico de 1.208 notificações de problemas às 20h53, horário de Brasília, com 86% dos relatos relacionados ao uso do website do ChatGPT, 9% ao aplicativo móvel e 5% à API da OpenAI.

Usuários que tentaram acessar o serviço receberam a mensagem: “ChatGPT is currently unavailable. Status: Identified – We have identified the issue and are working to roll out a fix.”

A OpenAI se pronunciou no X (antigo Twitter), confirmando a falha:
“Nós identificamos o problema e estamos trabalhando para lançar uma correção.”
Até o momento, não foram divulgados detalhes técnicos sobre o motivo da instabilidade, mas a empresa afirmou que já está solucionando a situação. Alguns usuários já conseguiram acessar a ferramenta de forma intermitente.

Histórico de quedas

Essa é a segunda grande interrupção do ChatGPT em 2024. A primeira ocorreu em fevereiro, com duração de mais de cinco horas. A interrupção atual começou às 21h30 e trouxe à tona debates sobre a dependência da tecnologia, especialmente após o anúncio recente de que a OpenAI alcançou a marca de 300 milhões de usuários ativos por semana.

A quarta-feira também foi marcada por problemas em outros serviços digitais. Aplicativos da Meta, como Instagram, WhatsApp e Facebook, enfrentaram dificuldades no mesmo dia, mas foram recuperados rapidamente, segundo a empresa.

No X, os internautas não perderam tempo em transformar a situação em memes e piadas. Comentários como “dependemos tanto do ChatGPT que quando ele cai, parece que o mundo para” se destacaram.

Enquanto a OpenAI trabalha para restabelecer totalmente o serviço, o incidente reforça a relevância e a fragilidade das tecnologias que se tornam parte integrante da vida cotidiana. A expectativa é que a empresa reforce sua infraestrutura para evitar falhas futuras e garanta maior estabilidade aos seus milhões de usuários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *