Brasil – Pesquisadores registraram uma cobra “cantora”, da espécie papa-lesma, também conhecida como dormideira, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Veja vídeo:
‘Vai lançar feat quando?’: Cobra ‘cantora’ impressiona pesquisadores na Amazônia pic.twitter.com/LhhAbXrPvl
— Tucumamidias4 (@Tucumamidias411) October 19, 2023
O registro faz parte de um estudo publicado em setembro na revista científica Acta Amazonia pelos pesquisadores Igor Yuri Fernandes, Esteban Diego Koch e Alexander Tamanini Mônico.
“A vocalização parece ser altamente custosa para esses animais, que não possuem cordas vocais desenvolvidas e provavelmente raramente é exibida devido ao uso mais frequente de comportamentos defensivos passivos, que têm menor gasto de energia”, destaca o estudo realizado.
Essa espécie é nativa do continente sul-americano, mas é encontrada na região florestal do Amazonas.
Amazonas – A tragédia ambiental por conta da seca severa está rodando o mundo por devido à onda de calor intenso na região. Uma devastadora calamidade ambiental assola a Amazônia, com a descoberta de mais de cem botos vermelhos e tucuxis mortos em um lago de Tefé (AM) durante esta semana.
As causas continuam sob investigação, porém, evidências sugerem que a morte em massa dos botos pode estar relacionada à seca histórica dos rios e às temperaturas da água atingindo os 39ºC.
Amazônia em Chamas: Seca e temperaturas de 39ºC causam mortes em massa de Botos