Mundo – Com 80% dos votos contados, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) confirmou a reeleição de Nicolás Maduro como presidente. Ele obteve o apoio de 51,2% dos eleitores presentes às urnas, totalizando 5.150.092 votos, conforme informou o CNE, que é conhecido por seu alinhamento com o presidente. O principal adversário, Edmundo González, conquistou 44,2% dos votos, equivalente a 4.445.978.
Com essa vitória, Maduro começará um novo mandato de seis anos, que irá de janeiro de 2025 a janeiro de 2031.
Na sede da campanha de Maduro em Caracas, houve celebração após a divulgação dos resultados. O presidente reeleito foi visto abraçando seus apoiadores ao som de uma música que o chamava de “coração do povo”.
A eleição de Maduro ocorre em um contexto de críticas à administração da Venezuela, com frequentes questionamentos por parte de países e organizações sobre a transparência dos processos democráticos.
A vitória de Maduro garante a continuidade do chavismo no poder, que começou com Hugo Chávez em 1999. Após a morte de Chávez em 2013, Maduro assumiu o cargo e permanece nele desde então.
O grupo de oposição que se uniu contra Maduro alegou que houve fraude nas eleições que lhe garantiram o terceiro mandato.
Lula recebe Nicolás Maduro nesta segunda-feira
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta segunda-feira (29) o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. A agenda, no Palácio do Planalto, inclui reunião privada entre os líderes às 10h30, reunião ampliada às 11h30 e uma cerimônia de assinatura de atos às 12h30, seguida de almoço às 13h30
Veja matéria completa no link abaixo