Manaus (AM) – Moradores do bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus, registraram na tarde deste sábado (25), uma forte chuva de granizo na região. No vídeo postado nas redes sociais, é possível observar as famosas pedras de gelo caindo do céu, na Marina do Davi.
O fenômeno, que é bastante raro na cidade, despertou curiosidade na população. “Chuva de granizo tão intensa que eu nunca vi. Olha como tá em cima da lancha”, diz o homem que divulgou as imagens.
Confira o vídeo:
Os internautas também ficaram surpresos com a chuva. “Vai, vai.. e joga um gelinho”, disse uma seguidora fazendo menção a uma música da cidade. “Agora vai chegar a época boa”, comentou outro.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Central 199, da Defesa Civil do município, informa que as equipes da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), estão nas ruas em atendimento as 20 ocorrências registradas até as 16h desta quinta-feira, 23/11, em razão da chuva que alcançou 74,2 milímetros de índice pluviométrico.
Foram registradas, ao longo do dia, cinco ocorrências de risco de deslizamento, três de risco de desabamento, três de alagação, duas ocorrências de tombamento, duas de erosão, uma de desabamento, uma de deslizamento, uma de risco de tombamento, uma situação que envolve bueiro e uma de infiltração. A zona Leste foi a mais afetada, concentrando oito ocorrências.
As ocorrências de risco de deslizamento ocorreram nos seguintes bairros: Petrópolis, zona Sul; Tarumã, zona Oeste; Colônia Antônio Aleixo, zona Leste; São José Operário, zona Leste; e Cidade Nova, zona Norte. Já as de risco de desabamento foram registradas nos bairros Compensa e Ponta Negra, ambas na zona Oeste, e a terceira no bairro Jorge Teixeira, zona Leste.
Duas ocorrências de alagação ocorreram na zona Leste da cidade, nos bairros Jorge Teixeira e Colônia Antônio Aleixo, além de uma terceira, no bairro Cidade Nova, zona Norte. As ocorrências de tombamento foram nos bairros Cidade Nova, na zona Norte, e Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste. As de erosão aconteceram na segunda etapa do bairro Distrito Industrial, zona Leste, e no bairro Cidade Nova, zona Norte.