Mundo – A foto de uma casa após os incêndios em Lahaina, no Havaí, chamou atenção dos moradores e de autoridades. A estrutura de quase 100 anos recebeu uma reforma nos últimos anos e ficou intacta em meio a destruição.
A residência passou a ser chamada como “casa milagrosa” e chamou atenção nas redes sociais. O proprietário da casa Milikin chegou a ligar para vizinhos para perguntar como estariam a residência com os últimos acontecimentos.
“Talvez tenha sido apenas sorte. Talvez o vento tenha mudado no momento certo. Ou talvez tenha sido uma série de escolhas fortuitas feitas durante uma recente reforma em casa que ajudou a evitar que pedaços de madeira e detritos voadores fizessem pouco mais do que queimar pequenos trechos de seu quintal e borbulhar a tinta em uma parede.”, disse ele em uma entrevista.
Milikin e a esposa se mudarem em 2021 e se apaixonaram pela casa, embora estivesse em um estado não muito bem conservado. A casa foi reformada cerca de 2 anos e fizeram quase tudo sozinho e também com ajuda de vizinhos.
A casa é conhecida como uma habitação “vernacular da plantação” inspirada no artesão, um estilo de casas construídas principalmente por empresas de plantação de açúcar e abacaxi no início do século XX.
Um jovem identificado como Noah Tomkinson, de 19 anos, registrou um vídeo da família na cidade de Lahaina, no Havaí, se protegendo no mar durante o incêndio.
A família conseguiu escapar após passarem cinco horas no mar, enquanto o fogo consumia a cidade. No vídeo, o garoto mostra que outras pessoas também estavam na água.
A família estaria em casa quando viu as chamas se aproximando, eles ainda chegaram a tentar deixar a cidade de carro, mas não conseguiram e acabaram entrando na água.
O governador do Havaí, Josh Green, informou na última quarta-feira (16) que o número de mortos nos incêndios florestais que atingiram o arquipélago norte-americano subiu para mais de 100.
VÍDEO: 36 pessoas morrem após incêndio florestal no Havaí