Carros voadores batem entre si na China e acidente deixa um ferido; veja o vídeo

Carros voadores batem entre si na China e acidente deixa um ferido; veja o vídeo

Dois carros voadores colidiram em pleno ar e provocaram um acidente durante preparativos para uma apresentação da tecnologia na China. O caso envolveu veículos da fabricante AeroHT, que é uma subsidiária da montadora Xpeng e até então um dos nomes mais promissores desse setor.

O único material que circula até o momento por redes sociais como a Weibo sobre o ocorrido mostra um dos equipamentos pegando fogo no solo, uma fumaça bastante densa e escura saindo do equipamento e um carro de bombeiros se deslocando para a pista. Confira o registro abaixo:

O acidente aconteceu na terça-feira (16), em um dos ensaios para o evento Changchun Air Show, exibição que está marcada para acontecer ainda nesta semana no país. Não se sabe se a colisão também foi filmada, já que materiais do incidente em si não foram publicados até o momento.

O que diz a empresa

Em uma nota enviada para a CNN, a empresa alega que o incidente aconteceu porque um dos veículos “teve um dano na fuselagem e pegou fogo durante o pouso“. A marca diz ainda que todos os funcionários envolvidos no ensaio estão seguros e “as autoridades locais realizaram medidas de emergência de forma ordenada“. Já o outro veículo aterrissou sem apresentar problemas.

O site Yicai informa ainda que um passageiro ficou ferido, mas foi levado a um hospital nas proximidades e não corre perigo. A causa do acidente ainda não foi confirmada e a falha está sob investigação da AeroHT.

O futuro dos carros voadores

A AeroHT foi fundada em 2013 como uma divisão separada da Xpeng, uma das maiores montadoras da Ásia atualmente, e desde então desenvolve carros voadores para ser usado em questão de anos. O modelo já foi demonstrado em outras ocasiões tanto na própria China quanto em outros países, como nos Emirados Árabes Unidos.

A companhia tem vários projetos simultâneos nessa indústria, de carros voadores elétricos de decolagem vertical (eVTOL) até um modelo modular para até duas pessoas, que pode ser transportado no porta-malas de um automóvel de seis rodas.

undefined
O carro voador modular parece um drone gigante, pode ter as hélices dobradas e vai no bagageiro de um automóvel de grande porte. (Imagem: Divulgação/AeroHT)

Até o momento, mais de 4 mil reservas foram feitas por esse veículo, chamado de Land Aircraft Carrier, que custará cerca de R$ 1,4 milhão em conversão direta de moeda. A brasileira Embraer também está trabalhando em um modelo voador que já teve o visual revelado ao público.

O acidente, porém, pode aumentar a desconfiança sobre esse setor de transportes ainda em formação. A segurança desses veículos aéreos de pequeno porte é um dos fatores que mais gera críticas do público hoje nas redes sociais. Além disso, casos como esse podem pesar na liberação de órgãos reguladores para que os veículos possam circular nas cidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *