Manaus — As eleições de 2024 mudarão o cenário político amazonense. Em meio à expectativa de quem serão os candidatos a vice-prefeito em Manaus, o Portal Tucumã conversou com especialistas, nesta sexta-feira (23), para saber quais são os prováveis nomes que aparecerão como opções aos votantes.
Segundo o professor universitário Helso Ribeiro, especula-se a possibilidade de o governador Wilson Lima indicar o vice-candidato do prefeito de Manaus David Almeida (Avante). Caso isso ocorra, as hipóteses dos bastidores políticos cogitam os nomes do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Caio André (Podemos) e secretário de governo Sérgio Litaiff.
“Em relação ao Novo, Maria do Carmo é candidata. Fala-se em uma chapa puro-sangue. No PT, a gente não sabe quem vai ser o candidato ainda. Fala-se que um vice poderia vir do PCdoB, porque está na federação do PT, PCdoB e PV”, disse Ribeiro.
Ainda conforme o professor universitário, o Delegado Péricles (PL) faz parte de uma linha bolsonarista ligada à polícia e exército. O especialista entende que ele esteja muito próximo do deputado federal Alberto Neto (PL). “Acho que ele vai ser mais apoiador, coadjuvante. O negócio dele vai ser para daqui a dois anos, mas nada impede que ele venha de vice de alguém, caso o Capitão Alberto Neto e Menezes não se acertem”, declarou.
Quando questionado sobre o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) Rodrigo de Sá, o professor universitário disse não poder afirmar se o policial civil tem intenção de abandonar o órgão de trânsito.
“No final de março, acaba o prazo para quem está exercendo cargo no executivo se desvincular. Se o Rodrigo de Sá permanecer no Detran até dia 6 de abril, ele não concorre a nada. Se ele sair, aí vamos ver. É um candidato em potencial. Ele tem a confiança do governador Wilson Lima”, pontuou.
Ribeiro ressaltou que só é possível especular até o momento.
Possível chapa do PL
O analista político e professor Anderson Fonseca acredita, que, dentro do contexto do Partido Liberal (PL), Alberto Neto e o Coronel Menezes possam integrar uma chapa puro-sangue para prefeito e vice-prefeito, respectivamente.
“Temos pessoas que já compuseram a Câmara Municipal, foram políticos em outras oportunidades e no momento estão sem mandato, que talvez possam aderir às eleições”, disse.
Para Fonseca, deve-se voltar os olhos à CMM para reunir nomes que talvez possam compor uma chapa à prefeitura. “O presidente Caio André está no lado oposto ao atual prefeito, o que pode levar a crer que o nome de André possa ser explorado pelos demais competidores nessa corrida. Talvez o próprio Amom ou a Maria do Carmo possam tentar essa aproximação”, declarou.