Baseado na série de livros infantis escrita pela canadense Hélène Desputeaux, o desenho animado Caillou fez muito sucesso nas décadas de 1990 e de 2000 e foi parte integral das infâncias de diversas pessoas ao redor do mundo.
Lançada em 1997, a animação teve algo próximo de 200 episódios e, no Brasil, foi transmitida em diferentes canais ao longo do tempo, como Discovery Kids, Canal Futura e TV Cultura.
A trama de Caillou era bem simples e acompanhava o garoto de quatro anos que dá nome à série enquanto ele aprendia coisas novas ao lado de sua família e amigos. A cada dia, o menino encontrava uma nova aventura e um novo aprendizado, que o ajudavam em seu amadurecimento ao longo do tempo. E, apesar de isso ser bem claro para os fãs, uma dúvida sobre o seriado sempre rondou as mentes dos espectadores: Caillou tinha câncer?
A teoria parece um pouco aleatória, mas ganhou força durante e após o fim de Caillou, que ficou 24 anos no ar, contando com oito temporadas ao todo. Que tal entender melhor essa história?
É verdade que Caillou tinha câncer? Veja resposta!Fonte: CINAR | Cookie Jar Entertainment | Teletoon
Caillou tinha câncer?
Ao longo de Caillou, os fãs observaram que, mesmo crescendo, o garoto continuava sem cabelos. Por isso, muitos criaram a teoria de que o personagem infantil poderia ter câncer e que tal informação apenas não estava explícita na narrativa. Contudo, isso nunca foi provado e, no fim das contas, a confirmação chegou: Caillou não tinha câncer.
De acordo com a editora Chouette, que produziu os livros de Caillou, o personagem infantil foi desenhado pela primeira vez como um bebê. Porém, conforme ele crescia, adicionar cabelos a ele o tornava irreconhecível. Por isso, os artistas por trás de Caillou resolveram mantê-lo careca, para que sua identidade e características fossem preservadas. “Caillou ficou popular sem um único fio de cabelo em sua cabeça”, diz a resposta da Chouette em uma página oficial do site da editora.
Caillou, aliás, sempre foi imaginado como uma criança em seus primeiros estágios de vida. Por isso, o personagem tinha comportamentos mais “imaturos” em várias ocasiões, fazendo birra e chorando quando ele não conseguia o que queria, por exemplo. Algo que despertou certa revolta por parte de alguns pais, que acreditavam que isso representava uma mensagem ruim para as crianças que assistiam o desenho.
Mas, polêmicas à parte, o fato é que Caillou foi um sucesso entre os mais jovens e, mesmo tendo se encerrado em 2021, segue como uma das animações mais lembradas no mundo do entretenimento.