Mundo – Sabemos que os animais de companhia (cães e gatos) são os melhores amigos do homem, isso ninguém pode negar. E, para provar a sua lealdade, uma cadela da raça akita americano, chamada Keola, salvou a vida de sua dona que está grávida, Alhanna Butler, nos Estados Unidos.
Os cães, graças ao olfato e a audição super apurados, são capazes de sentir situações que ainda vão acontecer. Muitos animais, no auge da pandemia, foram treinados para auxiliar no processo de diagnóstico de doenças da covid-19 e também de certos tipos de câncer.
Keola sempre foi uma cadela muito agitada, mas que antes da gravidez de Alhanna, se tornou uma cachorra tranquila e amistosa.
Gestação
Com quatro meses de gestação, Alhanna começou a sentir dores em casa, depois de ter chegado do seu trabalho. Imediatamente, sentou-se no sofá com a cadela, que usando o seu instinto, começou a farejar a barriga da tutora, fazendo um movimento de escavar com as patas.
A ação da cachorra foi suficiente para atrair a atenção de Ricky, marido de Alhanna. A jovem estava com dificuldades para respirar e precisava inclinar o corpo para suportar as dores que sentia. O casal, prontamente, correu para o hospital buscando atendimento.
O médico que atendeu Alhanna, garantiu que ela e o bebê estavam bem, depois de ter realizado um exame breve. A jovem estava com a gravidez normal, mas precisava reduzir o ritmo de trabalho e poupar grandes esforços.
Já em casa, Alhanna, voltou a sentir fortes dores, mas acreditou que logo ficaria boa na manhã seguinte. A jovem acordou ainda sentindo dores, mas decidiu manter a sua rotina.
Guardiã da casa
A cadela continuava monitorando de pertinho a sua tutora. Certa manhã, a jovem estava se arrumando para o trabalho, mas não conseguiu sair de casa. Keola impediu que a dona saísse de casa e, nesse momento, sentiu mais dores fortes, perdendo os seus sentidos.
Keola chamou a atenção de Ricky por meio de latidos agudos, que rapidamente chegou para socorrer a companheira.
Chegando no hospital, Alhanna fez uma bateria de exames que constatou uma infecção renal grave, deixando ela e o feto em risco de vida. A jovem foi liberada novamente, mas o tratamento durou por semanas seguintes.
Nascimento
No final de outubro, a jovem deu à luz Lincoln, um bebê bonito e saudável.
O casal Alhanna e Ricky, admitiram que o comportamento da cadela não foi à toa. Sabiam que Keola estava dando sinais de alerta desde a primeira visita ao hospital.
Agora, livre de qualquer preocupação, Keola se tornou uma fiel companheira ao pequeno Lincoln. A cadela voltou, também, a ser ativa e alegre, mas entende que sempre será a protetora da família.