Esporte – O Botafogo anunciou na madrugada desta segunda-feira (30) a demissão do técnico português Renato Paiva, apenas onze dias após a histórica vitória sobre o Paris Saint-Germain, considerado um dos melhores times do mundo. A decisão foi tomada após a eliminação para o Palmeiras nas oitavas de final do Super Mundial de Clubes 2025, no último sábado (28).
Em nota oficial, o Botafogo comunicou que a decisão foi repassada ao treinador na noite de domingo (29) e agradeceu pelos serviços prestados. “O Clube agradece Paiva e seus auxiliares pelos serviços prestados ao Glorioso nos últimos meses – com destaque para a vitória histórica contra o Paris Saint-Germain”, dizia o comunicado.

Renato Paiva, de 55 anos, esteve à frente do Botafogo por apenas 23 jogos, conquistando 12 vitórias. Além do triunfo sobre o PSG na fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes, o técnico também garantiu a classificação para as oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil. Apesar dos resultados, a eliminação no torneio internacional parece ter sido o fator decisivo para sua saída.
O Botafogo informou que John Textor e a diretoria do departamento de futebol já estão em busca de um novo técnico para comandar a equipe nos desafios que ainda restam na temporada 2025, incluindo a disputa pelo bicampeonato da Libertadores e do Brasileirão, além do inédito título da Copa do Brasil.
Dono do Botafogo renuncia à presidência de time francês

Em outro capítulo da movimentada semana de John Textor, o empresário norte-americano anunciou sua renúncia à presidência do Lyon, clube francês que também integra seu grupo Eagle Football. A decisão ocorreu após o rebaixamento do time à segunda divisão da França por descumprimento das regras do Fair Play Financeiro.
Michele Kang assumirá como presidente do Conselho do Lyon, enquanto Michael Gerlinger será o novo CEO. “Está claro que precisamos fazer mudanças em nossa abordagem de gestão”, afirmou Textor, que agora se concentrará nos desafios do Botafogo e de seus outros empreendimentos no futebol mundial.
Glorioso vence PSG, atual campeão da Champions League

Em uma noite histórica para o futebol brasileiro e sul-americano, o Botafogo protagonizou uma das maiores zebras da história recente do esporte ao derrotar o poderoso Paris Saint-Germain por 1 a 0, no último dia 19, pela segunda rodada do Grupo B do Mundial de Clubes da Fifa.
O herói do jogo foi o atacante Igor Jesus, que marcou o gol da vitória alvinegra aos 35 minutos do primeiro tempo, em um contra-ataque letal.