Mundo – Finalmente! A primeira medalha de ouro para o Brasil nas Olimpíadas 2024 acaba de ser conquistada por Beatriz Souza, campeã da categoria mais de 78kg no judô feminino nos Jogos Olímpicos de Paris.
É OURO, É OURO, É OURO PARA O BRASIL!!! 🥇
A primeira medalha dourada do #TimeBrasil em #Paris2024 é dela: BEATRIZ SOUZA! A paulista de 26 anos escreve mais um capítulo histórico para o judô brasileiro na sua estreia em #JogosOlímpicos! 🇧🇷
Parabéns, Bia! Você é CAMPEÃ olímpica!… pic.twitter.com/OrSwrHHTs0
— Time Brasil (@timebrasil) August 2, 2024
A judoca brasileira Beatriz Souza venceu a israelense Raz Hershko na grande final, após derrotar a número um do mundo no ranking mundial de judô pela semifinal, a francesa Romane Dicko. Bia Souza é campeã olímpica em sua primeira Olimpíada da carreira.
A vitória na grande final veio após um waza-ari de Beatriz Souza sobre Raz Hershko. A brasileira chegou a receber duas punições, mas ao término do tempo, garantiu a vitória e está no lugar mais alto do pódio na Arena Campo de Marte, em Paris (FRA).
É OUROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO 🏅🏅🏅🏅🏅🏅🏅🏅🏅 BIA SOUZA É A CAMPEÃ OLÍMPICA DO JUDÔOOOOOO! ✨✨✨💚💛💙 #GlôNasOlimpíadas #JogosOlímpicos #Paris2024 pic.twitter.com/1o9zToZUpP
— TV Globo 📺 (@tvglobo) August 2, 2024
Conquistar a melha de ouro no judô não foi um caminho fácil. Bia Souza estreou com uma vitória contra Izayana Marenco, de Nicarágua, depois bateu a sul-coreana Kim Ha-yun e chegou às semifinais. Nas semifinais, venceu a francesa Romane Dicko, dona da casa e número um do mundo nesta categoria, favorida para o duelo.
Ocupando o 6º no ranking mundial, Bia está entre as favoritas da modalidade. Nos últimos Mundiais, ela conquistou a medalha de prata, em 2022, e a medalha de bronze, em 2023.
O judô rendeu três pódios para o Brasil nas Olimpíadas de Paris, até o momento. Além de Bia Souza, Larissa Pimenta foi bronze na categoria até 52kg, enquanto Willian Lima conquistou a prata na categoria até 66kg.