Mundo – Nesta quarta-feira (14), o governador de Belgorod, região da Rússia na fronteira com a Ucrânia, Vyacheslav Gladkov, declarou estado de emergência em toda a cidade por conta de bombardeios que seguem sendo disparados por forças ucranianas.
“A situação na região de Belgorod continua sendo extremamente difícil e tensa,” disse o governador em um vídeo publicado no Telegram.
Segundo Gladkov, os bombardeios ocorrem todos os dias pelas forças armadas ucranianas e continuam destruindo casas, matando e ferindo civis.
“Portanto, estamos tomando a decisão, a partir de hoje, de declarar uma situação de emergência regional em toda a região de Belgorod… com um apelo subsequente ao governo para declarar uma situação de emergência federal”.
Milhares de moradores de áreas de fronteira, como Belgorod e Kursk,estão sendo retirados de suas casas pelo governo russo, desde a última segunda-feira (12), devido à invasão militar realizada pela Ucrânia há quase uma semana, além dos bombardeios.
Durante a ação militar, a Ucrânia avançou na região de Kursk, visando forçar a Rússia a recolocar tropas de onde estava ganhando terreno. Na segunda, o governo de Kiev anunciou controlar mil quilômetros quadrados do território russo.