Mundo – Nessa sexta-feira (2), um atentado terrorista resultou em 32 mortes e 63 feridos em uma praia de Mogadíscio, capital da Somália. A informação foi divulgada pela polícia neste sábado (3).
“Trinta e dois civis morreram no ataque e 63 ficaram feridos, alguns em estado grave”, afirmou o porta-voz da polícia, Abdifatah Adan Hasan.
Vídeo: Atentado terrorista em praia da Somália deixa mais de 60 feridos pic.twitter.com/9qs6Ojsm4n
— Tucumamidias4 (@Tucumamidias411) August 3, 2024
De acordo com a polícia, um homem-bomba explodiu a carga explosiva que carregava e, em seguida, vários criminosos armados abriram fogo contra as pessoas na praia do Lido, uma área popular entre empresários e funcionários do governo.
O bairro, conhecido por seus muitos hotéis e restaurantes, já foi alvo de outros ataques no passado. O governo somali responsabilizou o grupo islâmico Al Shabaab, vinculado à Al Qaeda, pelo ataque, embora o grupo não tenha reivindicado a ação.
“Atacar e lançar bombas para matar 32 civis demonstra que estes kharijitas não atacam apenas centros governamentais, soldados e funcionários públicos”,disse o porta-voz da polícia, utilizando o termo que o governo somali usa para se referir ao Al Shabab.
Este foi o ataque mais letal no país desde que, em 2022, duas explosões de carros resultaram em 100 mortes e 300 feridos.
Bolsonaro se pronuncia após atentado contra Trump
Logo após o atendado contra Donald Trump, durante um comício neste sábado (13) que ficou marcado na história, o ex-presidente Jair Bolsonaro manifestou solidariedade e apoio ao político norte-americano, que tenta voltar à Casa Branca.
“Nossa solidariedade ao maior líder mundial do momento. Esperamos sua pronta recuperação. Nos veremos na posse”, disse Bolsonaro, por meio de uma publicação nas redes sociais.