Brasil – Uma das principais candidatas para o cargo de ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, afirma que irá cortar as relações com o Brasil e a China. Diana fez as declarações à uma agência de notícias russa, na última segunda-feira (20).
Quando questionada sobre as questões de exportações e importações durante o governo, ela afirmou: “Vamos parar de interagir com os governos do Brasil e da China”.
Os dois países são significativos para a Argentina, mas o novo presidente eleito, Javier Milei, expressou críticas e atacou os países. Ele afirma que o Partido Comunista Chinês (PCC) é um “assassino” e que o povo da China “não era livre”.
Brasil – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já organiza uma comitiva para participar da posse do novo presidente eleito da Argentina, Javier, Milei, marcado para o próximo dia 10 de dezembro. Milei foi eleito no último domingo (19), com mais de 13,9 milhões de votos.
Além do ex-presidente, mais de 20 parlamentares bolsonaristas e alguns ex-ministros devem fazer parte da comitiva que vai à Argentina. Entre eles estão Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Gustavo Gayer (PL-GO).
Segundo Gayer, no caso dos parlamentares, as despesas da viagem devem ser custeadas por cada deputado federal ou senador. Já a de Bolsonaro, Michelle e Valdemar será bancada pelo PL.
Leia a matéria completa:
Bolsonaro e comitiva vão à posse de Milei, na Argentina