Mundo – O presidente dos Estado Unidos, Joe Biden, foi informado sobre a morte do líder do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, nesta quarta-feira (23), e apontou o presidente russo, Vladimir Putin como envolvido sobre o ocorrido.
“Eu não sei exatamente o que aconteceu, mas não estou surpreso, não há muita coisa que aconteça na Rússia que Putin não esteja por trás. Mas não sei o suficiente para saber a resposta”, disse Biden. O pronunciamento foi feito antes da confirmação da morte do líder do Grupo Wagner.
Vídeo: ‘Mandante?’: Após morte de líder do Grupo Wagner, Vladimir Putin aparece sorridente em cerimônia pic.twitter.com/NJpoiqHfK1— Tucumamidias4 (@Tucumamidias411) August 23, 2023
Um vídeo de Vladimir Putin na cerimônia alusiva aos 80 anos da Batalha de Kursk chamou atenção por não ter citado a morte de Prigozhin. Putin aparece sorridente logo após o ocorrido.
Ele inicia o discurso dizendo. “Felicito cordialmente todos os cidadãos da Rússia e, é claro, em primeiro lugar nossos queridos veteranos”.
Yevgeny morreu após uma queda de um avião nas proximidades de Moscou. Na aeronave, haviam sete passageiros e três membros da tripulação.
Sobre o acidente:
Segunda a Rússia, dez pessoas morreram com a queda de um avião, do tipo jato executivo, nas proximidades de Moscou, nesta quarta-feira (23). Na lista de nomes presentes na embarcação, se encontra o de Yevgeny Prigozhin, líder do Grupo Wagner. O momento chocante foi registrado em vídeo.
Até o momento, oito corpos foram encontrados no local onde o avião caiu, de acordo com uma agência russa. Ainda nenhum deles foi identificado. Operações de busca e resgate são realizadas na área.
O avião que caiu é fabricado pela empresa brasileira Embraer, e realizava um voo da cidade de Tver, perto de Moscou, com destino a São Petesburgo. Ao todo, haviam sete passageiros e três membros da tripulação na aeronave.
Yevgeny Prigozhin é líder do Grupo Wagner, um exército formado por mercenários que já foi empregado em várias guerras, incluindo a atual Rússia e Ucrânia. Após uma tentativa de um golpe na Rússia, o grupo foi dissolvido, no mês de junho. Na ocasião, a organização promovia uma campanha para destituir o ministro de defesa russo. A briga começou com Prigozhin acusando o governo russo de atacar acampamentos do grupo.
Leia mais