Após decisão judicial, Wilker Barreto irá participar no debate

Após decisão judicial, Wilker Barreto irá participar no debate

MANAUS – A Justiça Eleitoral determinou, nesta quarta-feira (7), que o pré-candidato a prefeito e deputado estadual, Wilker Barreto (Mobiliza), terá seu direito garantido de participar do primeiro debate para a Prefeitura de Manaus, agendado para esta quinta-feira (8) na emissora Band Amazonas. Wilker, que inicialmente havia sido excluído devido às regras da emissora, conseguiu reverter a decisão por meio de uma liminar favoravél.

O juiz da 32ª Zona Eleitoral de Manaus, Roberto Santos Taketomi, deferiu o pedido de liminar e estabeleceu uma multa de R$ 25 mil para a Band Amazonas caso a decisão não seja cumprida. A ação foi promovida pelo Diretório Municipal do Partido Mobiliza.

De acordo com a representação, a Band Amazonas havia inicialmente previsto a participação de seis candidatos no debate. Contudo, com a ausência da então pré-candidata Natália Demes (PSOL), que no último domingo (4), viu seu partido declarar apoio ao candidato Marcelo Ramos (PT), dessa forma uma vaga ficou disponível para participação do debate. A emissora decidiu, no entanto, manter apenas cinco candidatos, excluindo Wilker Barreto da lista.

O juiz Taketomi argumentou que a exclusão de Barreto violaria o princípio da igualdade de tratamento entre os pré-candidatos, conforme estabelecido pelo artigo 36-A da Lei 9.504/1997. A decisão judicial sublinha a importância de garantir a equidade no processo eleitoral, assegurando que todos os candidatos tenham a oportunidade de apresentar suas propostas ao eleitorado.

Com a decisão judicial favorável, Wilker Barreto participará do debate, proporcionando aos eleitores de Manaus a chance de conhecer suas propostas e posições no pleito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *