Manaus (AM) – Na última segunda-feira (6), o TikToker Agenor Tupinambá, conhecido pelo caso da capivara Filó, viu seu mundo cair após seu avô ser acusado por grande parte do desmatamento da Amazônia. Em seu Instagram, o dono da Filó, desabafou como está sendo viver esse perrengue.
Veja o vídeo:
Agenor Tupinambá se pronuncia após avô ser acusado de desmatamento pic.twitter.com/NahucyQIo3
— Tucumamidias4 (@Tucumamidias411) November 7, 2023
Segundo o Intercept Brasil e INPE, Elmar Cavalcante Tupinambá, avô do influencer, foi acusado e multado, em mais de R$ 1,2 milhão, em fevereiro de 2022, pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas.
Ele teria danificado mais de 240 hectares de floresta nativa às margens do Rio Paraná Madeirinha e do Lago Imbaúba.
Brasil – O ativista ambiental Caetano Scannavino compartilhou em suas redes sociais um cenário preocupante. Na última sexta-feira (3), foi registrado um incêndio de grandes proporções e desmatamento na Área de Proteção Ambiental de Alter do Chão, em Santarém, Oeste do Pará.
Essa é uma das áreas de preservação mais importantes da região, abrangendo uma extensão de 16.180 hectares, que inclui o Distrito de Alter do Chão.
Prefeitura de Santarém emitiu um comunicado informando que estava monitorando a situação de 130 eventos de incêndio na região e que identificou 231 fontes de calor.
URGENTE: Incêndio atinge área de proteção em Alter do Chão; veja vídeo