O NES é um console com uma trajetória consolidada e vários clássicos em seu catálogo. Olhando a sua história, podemos perceber que o videogame recebeu vários títulos de peso todos os anos, e em 1993 as coisas não foram diferentes.
Neste especial preparado pela equipe do Voxel, vamos relembrar alguns games do console que completam 30 anos em 2023. Será que você teve a chance de curtir algum deles no período de lançamento? Confira a seguir!
1. Batman Returns
Games baseados em filmes não costumavam fazer relativo sucesso no NES. Porém, as coisas foram diferentes com Batman Returns, que não demorou muito para atrair a atenção de diversos jogadores.
A história vista aqui segue os mesmos eventos vistos no filme, com Pinguin como vilão principal. O Homem-Morcego precisa passar por várias fases focadas no estilo beat’em up, sempre enfrentando um chefe ao final de cada uma delas.
Um dos diferenciais deste título vai para a fase em que o Morcegão pilota o Batmóvel. Fugindo um pouco do estilo visto nos outros estágios, esse aqui lembra levemente um shoot ‘em up e é um dos mais divertidos na jornada.
2. DuckTales 2
DuckTales é um game de plataforma que fez bastante sucesso no Nintendinho, ganhando inclusive um remake intitulado Ducktales Remastered. Por isso, era de se esperar que a Capcom apostasse em uma nova aventura estrelada por Tio Patinhas.
Nessa jornada, o protagonista encontra um mapa deixado por seu pai com a localização de um tesouro. Porém, ele está incompleto, fazendo Tio Patinhas embarcar em uma jornada que passa por lugares como o Triângulo das Bermudas e o Egito em busca das partes restantes.
Da mesma forma como aconteceu no game anterior, é possível escolher livremente a ordem das fases. Aliás, o segundo jogo permite revisitar estágios já concluídos para encontrar novos segredos utilizando alguns upgrades para a bengala do protagonista.
3. Kid Klown in Night Mayor World
O ano de 1993 permitiu ao NES ver o nascimento de mais um game de plataforma: Kid Klown in Night Mayor World. Um fato curioso é que esse título usa como base um jogo japonês estrelado por Mickey Mouse, mas trocando o camundongo por um palhaço como protagonista.
Neste game, Kid Klown e sua família estão a caminho de uma apresentação e são surpreendidos pelo mágico Night Mayor. Ele pede ajuda para abrir um cofre, mas o protagonista recusa. Como castigo, o vilão sequestra seus pais e irmão e força Klown a viajar para um mundo sombrio caso queira ver seus parentes novamente.
Ao longo de sete estágios, o protagonista precisa usar balões para atacar os oponentes, pular mais alto ou flutuar. No final de cada fase, é possível participar de um estágio bônus para ganhar vidas extras e energia para Kid Klown.
4. Mighty Final Fight
Final Fight é uma série bastante conhecida quando se fala em beat’em up. Curiosamente, o Nintendinho também recebeu uma versão do game que muda bastante se comparado à fonte original.
A versão lançada na plataforma 8 bits da Nintendo permite escolher entre Haggar, Cody e Guy, cada um com suas forças e fraquezas. É no comando de um deles que você precisa avançar por cinco fases, sempre enfrentando um chefe ao final de cada uma delas.
Um dado importante é que Mighty Final Fight conta com alguns elementos de RPG. Ao longo das fases os inimigos derrotados concedem pontos que ajudam a evoluir, ganhar mais energia e liberar novos movimentos para os protagonistas.
Outra coisa que chama a atenção é o visual dos personagens. Além de serem bem caricatos com direito a olhos esbugalhados quando apanham, todos eles também são cabeçudos, conferindo mais leveza ao título.
5. Indiana Jones and the Last Crusade
Indiana Jones and the Last Crusade é mais um game que pega carona em um filme famoso, e com isso entrega ao público um bom jogo de plataforma.
Todas as fases apresentadas aqui recriam algum momento do filme de 1989. Aliás, a jornada já começa dando ao jogador poder de escolha, pois é possível decidir se quer recuperar a Cross of Coronado ou viajar para Veneza primeiro.
Seja qual for a escolha, esteja preparado para encarar diversos desafios que apresentam consequências caso terminem em falha do protagonista. Ao fim de tudo, é preciso passar pelo Lost Temple para, com sorte, colocar as mãos no cálice sagrado correto e ver o final verdadeiro do game.
6. Kirby’s Adventure
A bolota rosa Kirby teve apenas um jogo lançado para Nintendinho, e o resultado dessa aposta está em Kirby’s Adventure.
Tal como tivemos a chance de ver em outros games do personagem, é preciso passar por fases com vários elementos de plataforma. Além disso, é preciso usar o poder de engolir os inimigos para copiar seus poderes e derrotá-los.
Os poderes, aliás, são a parte importante de toda essa experiência. Dentre as principais possibilidades estão disparar lasers, usar um martelo gigante, se revestir em chamas e muito mais. Além disso, há vários minigames e segredos para descobrir ao longo dessa jornada repleta de desafios e muita diversão.
7. Bomberman 2
Por fim, outro game importante lançado para o NES em 1993 foi Bomberman 2. Como já é característico da série, a proposta aqui é controlar o personagem e espalhar bombas pelos estágios.
Tal como em outros títulos da franquia, o personagem passa por fases com um campo limitado de ação no começo. Para ganhar mais liberdade e também destruir obstáculos, é possível explodir vários blocos no caminho, o que também pode render alguns power-ups.
Uma novidade vista nesta edição é a presença de um modo mutliplayer. São duas opções diferentes: o Vs. Mode para dois jogadores e Battle Mode para três pessoas. Em todos, o objetivo é o mesmo: espalhar explosivos para matar os adversários.
E você, lembrava que todos esses jogos de NES completavam 30 anos em 2023? Algum deles é o seu favorito? Compartilhe a sua opinião com os demais leitores do Voxel utilizando as nossas redes sociais.